O post “Falha de segurança na Hostmídia” sofreu um revival muito triste na semana passada, mas de certa maneira serviu de aprendizado para mim e, quem sabe, para a Hostmídia.
Vamos divulgar a história a pedidos da blogosfera:
No dia 18 de fevereiro de 2006 às 6:28 PM tive a infeliz idéia de me tornar um cliente da Hostmídia ao clicar em um banner no site Imasters. Registrei o domínio douglasnegreiros.net com a idéia de montar um portfolio.
Quando precisei logar na conta, no dia 8 de Junho, para alterar o apontamento do DNS uma listagem de 28 domínios apareceu no lugar do meu único domínio (douglasnegreiros.net). Tenho a ciência que falhas acontecem e fiz o que achei correto, entrei em contato com o SAC para informar a falha de segurança.
Fiz o artigo no dia 15 de Junho contando toda a insatisfação que o serviço gerou e que estaria mudando para a concorrência o quanto antes.
Tempos depois, dia 25 de agosto, estava trabalhando quando recebi os primeiros comentários no post antigo, foram 6 comentários seguidos em menos de 2 horas. O google analytics ainda não poderia me informar de onde vinha o tráfego inesperado e até hoje não descobri de onde surgiu tanto interesse em um post velho.
No mesmo dia um Doutor em direito, o representante júrídico, da Hostmídia entrou em contato solicitando a retirada do post e deixou bem claro que se a medida não fosse atendida eu poderia ser processado por danos morais! Ouvi atentamente a solicitação sem mesmo questionar, tentando entender o que tinha feito de tão errado. Entrei no blog para reler o artigo e entendí o motivo aparente…
Se você buscar “hostmídia” no Google verá meu blog em 5º lugar nos resultados, mas não existe nada de mais lá, apenas o meu post e outros clientes insatisfeitos com o serviço deles.
Dr. “J” escreveu:
Prezados proprietários do site Doufer,Estamos entrando com uma representação na justiça em decorrência da publicação em seu site através do link a seguir, cujo conteúdo está causando perda de credibilidade no mercado e danos morais.
Caso não seja retirada esta matéria desta página as sanções que já estão sendo tomadas serão empenhadas inclusive junto à delegacia de crimes contra a Informática.
Estou aguardando contato imediato pelo telefone xx xxxx-xxxx ou xx xxxx-xxxx.
Dr. “J”
Departamento Jurídico
Site: www.hostmidia.com.br
Isso mesmo, caros colegas. Expor sua opnião sobre um serviço que contratou é crime e dá cadeia! Cuidado a próxima vez que fizer uma resenha sobre um filme ou game e postar em se blog! Afinal de contas vocês não vão querer “gigantes” como a Hostmídia e EA games te processando… E olha que o amigão aí ainda ligou mais uma vez para perguntar qual o prazo para a retirada do post! Sem dizer que alguém da justiça de São Paulo ligou lá pra casa… Mas eu não estava, que pena, e nem recado ela deixou. Quem será que queria falar comigo, devo ficar com medo e deletar logo o blog todo?
A resposta do e-mail veio logo que consultei meu advogado (e quem diria) meu pai:
Dr. “J”,
após o seu contato por telefone consultei meu advogado e não vejo motivos para retirar o artigo do site. Todas as informações do artigo expressam minha opnião a respeito do serviço como consumidor e não constituem crime.
Para fornecer mais detalhes a respeito gostaria de receber sua identificação como advogado (número OAB).
Estou à disposição para quaisquer dúvidas decorrentes deste mal entendido e convido o serviço de atendimento ao cliente a se manifestar sobre o
ocorrido, disponibilizando um espaço no artigo para réplica.Atenciosamente,
—
Douglas Negreiros
www.doufer.com.br
Esse e-mail foi enviado no dia 26 de agosto e continua sem resposta mesmo após contato por telefone. Reafirmo que continua de pé o convite de réplica no post original. O espaço já está reservado e aguardando apenas o contato. Pensem na oportunidade e o quão fácil é pedir desculpas a um cliente… O máximo que pode acontecer é ele não aceitar, mas você fez a sua parte.
Da pra entender que é melhor dizer “eu errei” do que “estou aguardando contato imediato”? Um cliente insatisfeito não indica o serviço e o super-insatisfeito faz matéria paga no jornal, protesta, coloca a boca no trombone. Deu pra deduzir o meu grau de insatisfação?
:UPDATE: 31/08/06
O Fabio Seixas escreveu, agorinha, sobre o caso do blog Imprensa Marrom que foi processado por causa de um comentário em um de seus posts. Leia o artigo completo: Justiça compra briga com a blogosfera brasileira (ou “Porque empresas ruins precisam apelar para a justiça para esconder sua má reputação?”)
Pode ter certeza que estaremos contigo nesse meu amigo blogueiro…
Duvido que vá te dar mais dor de cabeça, mas vamos ver…
Só tenho a dizer que isso é lamentável!!! Também estou com você amigo. Esses picaretas que aguardem!
Foi 10 sua carta. Parabéns.
Conte com a gente.
Genial! Isso só provou que nós da blogosfera temos voz e poder para “incomodar” alguém dito grande. =D
Parabéns pelo seu post e por sua resposta, caso precise de ajuda judicial entro em contato contigo pra tu me dar o telefone do teu pai! 😀
Caro Doufer,
O nome disso é intimidação e geralmente não tem suporte legal.
Nós cidadãos não podemos ceder a intimidações!
Apoiado.
[]’s
A ditadura já passou amigos. Chega desses picaretas falarem ou agirem como querem e ninguém falar nada. Liberdade de expressão já!
Nossa que história legal! Emocionante! kfgkhgj ;p~~
To com você caro Douglas
Em Portugal aconteceu o mesmo.. http://blog.claudiofranco.net/2006/08/28/azia/
Mandou bem pra kct!
“Doutor em direito” hauahuahau todo advogado se acha doutor, o cara deve ter um bacharel na estácio e olhe lá 😛
Eu odeio a hotmidia, aquele painelzinho deles nogento, todo bugado… não consigo nem alterar meu dados cadastrais nele… Sem falar naquele sistema de cobraça que volta e meia falha e o site do meu cliente sai do ar… aff… HOSTMIDIA NÃOOOOOOOOOOOOOOOO!
abraço
Acho que falha todos nós podemos cometer, inclui também as empresas de hospedagem. Não podemos tratar do assunto como burros ou tapados. A HOSTMIDIA é uma boa empresa sim,e faz um bom serviço e acho errado criticarem a empresa como se fosse a pior empresa do mercado brasileiro.
Mas acho a liberdade de expressão de meu amigo louvável, todos nós somos livres a expressar nossa opinião sobre o assunto.
Sou cliente da hostmidia e não tenho nada a reclamar. Porem dou toda a razão ? reclamação feita neste site. Pois concordo em dizer que o erro foi grotesco.
atts,
Kleyton Barcelos
Bom ver este post antigo no blog. Estou com sérios problemas com minha hospedagem, no meu caso não é a Hostmidia, é a TI Fácil. São 5 dias fora do ar, e sem resposta, ninguem atende no telefone, e nem respodem os tickets.
Minha pergunta é: Será que é possível processar a empresa? Dia 3 sai na capa do IG, e o site não estava no ar. Perdi muito dinheiro, e estou até agora sem poder trabalhar, pois ganho parte da minha renda com o blog.
Estou indignado com esta situação, repito, 5 DIAS fora do ar.
Lembrando que minhas criticas são contra a TI Fácil(Gallas Internet), não tenho nada a dizer sobre a Hostmidia.
Parabens, Douglas!
vc esta corretissimo. Precisamos mostrar a força que nos temos.
Abraços
Apoiado Douglas! Abaixo empresas irresponsáveis!
Nossa. Mais essa.. Ainda bem que decidi não hospedar meu site nessa empresa. Fui muito mal atendido por eles, isso porque gostaria de adquirir serviços de hospedagem… Eu precisava hospedar 250 domínios e o atendente, um tal de Bruno – Suporte hostmídia 2 (acho que é um nome fictício) parecia estar louco para que eu saísse logo do chat.. coisa de louco amigos… em plena crise mundial, tem gente evitando novos clientes.. Aqui fica minha dica.. Hostmidia JAMAISSSSSSSS!!!
Abraços