Sou cliente do Banco Real a 4 anos e como trabalho em horário comercial não tenho tanta disponibilidade para ir na agência. A mesma coisa acontece com quem não é autônomo ou chefe que fazem seu próprio horário.
Por esse motivo uso o site do banco para fazer 90% das operações que preciso, aí é que o problema começa, sou obrigado a usar o Internet Explorer pois o site do banco não aceita a versão mais recente do Firefox, a 3.0.1.
Na versão anterior do navegador da Mozilla era possível usar o site com o plugin fornecido pelo banco, mas depois da nova versão o processo de instalação de plugins ganhou mais segurança e precisa de modificações para ser considerado de uma fonte confiável. A versão 3.0.1 foi lançada em 18 de Junho deste ano e até agora o Banco não atualizou o plugin de segurança do site, chamado de Módulo de Proteção.
Isso falando nos 2 principais navegadores do mercado, não testei (por não ser usuário) de navegadores como Opera, Safari, Camino e demais.
Ligando para o SAC do Banco Real simulei um usuário de Windows Vista usando o Safari e fui informado pelo atendimento que não poderia instalar o Módulo de proteção do banco usando Safari ou Firefox a partir da versão 3 e portanto não estava apto a fazer nenhuma transação. A opção para esses usuários é autorizar o uso da conta sem o uso do módulo e portanto sem o nível padrão de segurança do banco. Se algo acontecer com a sua conta será que o banco se responsabiliza?
Caro ABN AMRO REAL, eu tenho sim liberdade de escolha, e inclusive na escolha do meu banco.
Simples, muda de banco!
Caro isso não seja viável para você sugiro ler o link:
http://meiobit.pop.com.br/forum/firefox-3-e-plugin-de-seguranca-para-o-banco-real
http://heliocorreia.wordpress.com/2008/07/01/banco-real-firefox-3/
Ou a dezenas de páginas sobre como resolve o problema em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=banco+real+firefox&btnG=Pesquisar&meta=
Obrigado Bruno, eu já havia lido os links. Só que será que todo cliente terá que conhecer esses “hacks” para usar o banco?
Abraço!
Por isso que dei a primeira sugestão, mudar de banco 😛
Uso o Banco do Brasil e odeio o cadastro de computadores, e o pior é que não existe a opção de desabilitar, no Real pelo menos tem a opção de não usar esse plugin.
Devia falar com a ouvidoria do banco ou algo parecido.
Sugestão: coloca nos comentários a opção de escrever emotios gráficos, como no Meio Bit.
Com o IE 7 a demora no BB também foi enorme. Mas o problema neste caso vem em grande parte por culpa da Mozilla que a cada versão deixa os plugins praticamente incompatíveis.
Mesmo assim não justifica pois o banco tem uma equipe de desenvolvimento para cuidar do site. A Mozilla por outro lado ainda ajuda pois disponibiliza documentação e tem uma comunidade enorme de desenvolvedores interagindo.
O problema é a lentidão para se adaptar, vai fazer dois meses no próximo dia 18 que a Mozilla liberou o Firefox 3!
Se fosse só o Banco Real já era um início. Bradesco/Unibanco/Fibra. Todos tem problemas de acesso com o Firefox.
é como o fernando disse, são poucos bancos que tem acesso fácil via firefox, a nossa caixa (sp) mesmo é um caso bizarro, reformularam o site recentemente e o acesso via firefox piorou mais que antes… é bem complicado ignorar a fatia de mercado do firefox!
Será que eles já ouviram falar em Webstandards?
Será que eles já ouviram falar em 88% dos meus cleintes usam IE e os clientes que usam firefox que mudam de versao a cada 6 meses sao os que menos tem dinheiro em media no banco… Isso foi o resultado de uma pesquisa de um Banco Americano que é PRO software livre, mas nao conseguia migrar e redesenhar todas as soluçoes para acompanhar a rapida evoluçao do opensource. Em media, os software convencionais demoram mais entre uma versao e outra, já o opensource tem a vantagem das contstantes atualizaçoes e a desvantagem de que é dificil manter tudo atualizado e compativel com a ultima versao. Entao, se você gosta da velocidade, tem que compreender também que atualizar um sistemas de um banco nao é tao simples e naop vao fazer isso para satisfazer uma minoria (e para eles)sem dinheiro.
Eu pessoalmente nao sou favoravel ao software livre en enviroments muito grandes como bancos, mas sou 100% favoravel em pequenas y medias empresas.
PACIENCIA e IE soa os melhores remédios….
David, apresente as fontes e será mais fácil encontrar essa tal “pesquisa”. E cá entre nós, essa história de tender pro lado do cliente que tem mais dinheiro é tão “2001”.
Cliente é cliente, não importa se você tem 10 mil na conta ou 1 milhão.
É claro que o banco tem sua estratégia para cada um deles, afinal a empresa prevê o risco de investimento.
Cliente rico não faz banco rico, o Banco do Brasil é o banco líder no segmento varejo e é o banco mais rico do Brasil.
Se é tão difícil atualizar um sistema de um banco como o Bradesco é acessível no Firefox 3.0?
Isso porque vocês não usam Linux. =) Linux existe há muito tempo e nunca foi suportado por esse plugin do Banco Real.
Para o problema da ‘velocidade’ do open-source, só tem uma solução: plugin com código aberto!
Tá, eu sei que é surreal a idéia do Banco Real lançar o código-fonte do plugin deles, mas sonhar não custa nada…
PS: Ao ligar pro Banco Real e solicitar o acesso sem o plugin, perguntei qual seria a funcionalidade do mesmo. Aparentemente, é somente para casos de phishing. Ou seja, se não der mole com o arquivo HOSTS do seu PC e não digitar errado o endereço do site, é provável que a segurança não seja comprometida pela falta do plugin.
É mesmo, Lunks, sem falar em quem usa outro sistema operacional…
Pois é, no meu computador por exemplo eu até tenho cuidado mas e em computadores compartilhados. O PC comunitário lá de casa vivia cheio de vírus e spywares quando usava o IE, depois que instalei o Firefox o problema se resolveu. Menos o problema para acessar o banco…
Abraço cara!
NOVIDADE: O Banco Real já atualizou o módulo de proteção e já está COMPATÍVEL com o FIREFOX 3.0.1.
Por isso eu uso o Bradesco!
Com ele não há problemas…
Na verdade eu não mudei o meu Firefox para a versão 3.01 até hoje porque o Internet Bank da Caixa simplesmente não funciona no FF 3. E o pior, isso é só pela falta de um plugin de segurança desenvolvido pela própria Caixa… Será que eles não perceberam isso ainda?? Abraços
Aqui continua incompatível o ff 3 com banco real, testei agora