É evidente que um usuário não pode revender um serviço específico como o Velox, Speedy, etc. ao público em geral, como uma operadora. Mas, a partir do momento que o link chega ao seu computador ou Modem/Roteador, o serviço de acesso ADSL acaba. Você tem o direito de compartilhar sua rede interna, que utiliza seus próprios equipamentos e Ips, e fornecer o acesso Internet como lhe convier, como qualquer provedor, pois segundo a ANATEL o serviço de acesso ? Internet é um serviço de Valor Adicionado, e a operadora não pode interferir ou limitar sua utilização ou fornecimento. Numa analogia, seria como se você instalasse um PBX, uma rede telefônica interna, com ramais. Dentro de sua casa, empresa ou condomínio, você pode compartilhar sua conexão como quiser. Mesmo os funcionários da operadora não podem entrar no condomínio ou em sua casa, nem mexer em seus computadores, equipamentos e rede interna, sem permissão. Ou seja, qualquer cláusula restringindo seu uso é abusiva, e não deve produzir efeitos.
Uma boa dica para quem quer compartilhar sua conexão mas não quer gastar nadinha com roteadores ou hub’s é o Coyote Linux Floppy Edition que roda direto do diskette usando apenas 12mb de RAM! Imagine aquela caroça velha que você chama de “Meu primeiro pc” fazendo as funções de roteador e firewall sem gastar nada! É só baixar o “wizard” e, no windows mesmo, criar o disquete e pronto. Além do mais, é gratuito. Então, mão ? obra! Clique aqui.
Concordo plenamente com autor da mensagem.
Afinal quem deveria impedir o compartilhamento, seria a empresa que dar acesso à Internaet de banda larga, por exemplo a UOL, IG , TERRA ETC.