Analisando o relatório “Taxas de rejeição de entrada” do Google Analytics percebi uma alta taxa de rejeição na página principal (mais de 87,7%!!!), tirei 10 minutos googleando e encontrei um serviço que supostamente poderia me ajudar a analisar melhor a situação. Trata-se do websiteoptimization.com (grátis) que analisa o tempo que o site demora a carregar e os pontos que merecem atenção, como o uso exessivo de scripts e imagens. É a diferença entre o usuário carregar o site e continuar a navegação ou ir embora antes mesmo de ver o primeiro post. Mas isso depende da conexão do usuário, certo? Certo, antes disso dei um pulo no relatório de “Velocidade da conexão”, também no Analytics, mas não ajudou muito:
Velocidade da conexão (Jul/06):
- Unknown: 67,22%
- Cable/DSL: 27,96%
- Dialup: 3,34%
- Corporate: 1,48%
Vou considerar que os 67% dos meus visitantes “desconhecidos” ainda usam internet discada movida ? manivela, logo, serão 70,56% das conexões como dialup. Então, como a banda-estreita reina, a brincadeira era deixar a parada mais exuta o possível, com menos scripts, imagens e objetos externos.
Para entrar de sola na redução de conteúdo alterei para 5 (antes 10) o número de posts exibidos na página inicial, isso vai reduzir a quantidade de imagens e tamanho do HTML. Também retirei alguns botões e um script que mostrava um anúncio aleatório do submarino. Fiz a revisão de alguns posts para manter imagens adicionais somente visíveis na página do post.
Após essas medidas o blog teve um ganho de 29.08 segundos na conexão dialup que representam menos 145907 bytes a serem carregados! Acho que é muito, mas vamos aguardar e ver se vai fazer efeito no relatório do Google Analytics.
São apenas alguns detalhes para manter seu site/blog mais enxuto, nem preciso dizer que um bom host é fundamental para o crescimento de seus visitantes e sua renda! 🙂
Eu já tinha notado algumas coisas assim, por isso fiz algumas mudanças no meu blog:
– removi o sistema que carregava imagens diferentes no topo
– removi imagens inúteis
– comecei a reduzir o peso das imagens o máximo possível
– reduzi o número de posts para 7 (teoricamente um por dia)
– e recentemente comecei a usar o recurso de “more” do WP
Outra dica legal é quanto ao posicionamento da busca e dos Feeds. Por questões de usabilidade eu mantenho a busca o mais em cima possível na coluna lateral e junto com ela eu disponibilizo os endereços de RSS… Isso veio depois da leitura do livro do Felipe Memória… Na verdade, depois de uma análise do livro quando terminei de ler…
Abraços, vou testar o serviço.
Achei que era bobagem mas deu pra perceber uma boa melhora na performance.
Usava o mesmo script que tú usava no banner pra minha propaganda do submarino, mas resolvi tirar…
Abraço
Boa dica, vou tentar ver se consigo melhorar alguma coisa no blog. Já testei o serviço dá uma idéia legal do peso da coisa.
Acertou o favicon, Mario? Notou ele no fim do seu comentário?
Abraço!
É impressionante como até o HTML teve redução considerável… Nunca imaginei que fizesse diferença.
É acertei, por que na verdade o favicon do meu fica na raiz do site, no caso http://www.marionery.com, aí eu notei que vc estava usando e fiz uma cópia do arquivo para a pasta do blog, para não ficar aquele buraco aqui no teu blog… Abraços.
O monte de plugins e frescurinhas comem MUITO, MUITO tempo de processamento / carregamento. Removi muitos contadores de links individuais, o javascript do performancing, diminuí o flash do Flickr e a quantidade de posta na 1a página. O recurso do MORE é essencial, também.
O dilema é dar acesso a seus posts antigos, para isso uso o plugin “posts relacionados”. Só esse já dá um aumento significativo na visitação.
Agora quero me livrar do selo do coke ring. Pra quê um flashzinho tão pesado, frescura.
Tá certo que recebi duas camisas por causa dele mas ele não vai continuar aqui no blog por menos que um Ipod…. Rsrsrs
Achei interessante este plugin de posts relacionados que o Cardoso usa no Contraditorium. Já pensei em fazer algo relacionado, mas usando o Technorati ou até mesmo o BlogBlogs. Fazendo buscas sobre assuntos relacionados ao meu post e publicando links para outros blogs que estejam falando o mesmo assunto ou de assuntos relacionados…
É, realmente com dizem por aí cada detetalhe é um DETALHE. Deixa eu pegar aqui meu caderninho pra anotar as dicas dos plugins. 🙂 Valeu.
Usabilidade é a palavra-chave. Para evitar que a página pese muito, gosto de mostrar apenas sumários na index, colocando links de “leia mais” no fim de cada um. A quantidade de posts eu defino de acordo com o tamanho da sidebar; procuro deixar as duas colunas parelhas.
Para o Mario Nery: o plugin que o Cardoso utiliza para mostrar posts relacionados (e eu também!) é o Related Posts. Para exibir tags do Technorati, eu uso o plugin Simple Tags (mais infos sobre ele aqui). E para o BlogBlogs, sugiro usar o plugin do Bruno Alves.
[]’s!
Olá!
Muito interessante seu blogue e vi que falou em contadores de links.
Pode informar onde encontro?
🙂
Sim, o http://www.websiteoptimization.com tem esse recurso.
Abraço
Legal tua dica, mas me refiro aquela ferramenta que quando passamos o mouse sobre o link mostra quantas vezes ele foi clicado.
🙂
Agora captei, este é um plugin para WordPress. Você pode encontrar aqui:
http://www.planetozh.com
Abraço!