Muitas vezes já pensei, qual o melhor banco de dados gratuíto? Algumas pessoas defendem que o MySQL é melhor, outras que o PostgreSQL é melhor (Isso aconteceu comigo no trabalho! Vou contar abaixo!). Ambos banco de dados são excelentes.
A discussão: Estava na minha mesa ao lado do Douglas, quando um “cliente” falou quando nós iriamos mudar a tecnologia do BD para MySQL (atualmente é access)! Eu falei com ele que nem tão cedo, pois é um sistema muito complexo e quando for migrar irei migrar para o PostgreSQL. E ele ficou falando que MySQL era melhor e coisa e tal, e eu tentando fazer ele entender que MySQL é bom para coisas “pequena”! Agora vou explicar o porque disso e depois comentem qual vocês usuariam para utilizar para análise das informações um CallCenter e porque?
A comparação: Como já havia dito, ambos os SGBDs são muito bons! O que precisa descobrir é em que situação usar um ou outro.
O MySQL: É o mais ágil, pois é otimizado para proporcionar processamento rápido dos dados e tempo curto de resposta sem exigir muito do hardware. Veja mais informações no site official
O PostgresSQL: É otimizado para aplicações complexas, ou seja, quando envolvem um grande volume de dados ou que tratam informações críticas. Veja mais informações no site official
A comparação é bem rápida e para concluir, quando for escolher qual o SGBD deve usar procure entender sua aplicação, estime o volume de dados, avalie o hardware, certifique-se das funcionalidades necessárias.
Fonte: InfoWester
Bacana esse pequeno texto. Sem flamebaits (mas bem que eu ia gostar de uma.. mas isso é outra história).
Esse ‘share this’ é uma extensão do wordpress?
Caro colega, se vc ler o livro, Mysql a biblia verá que o mysql foi feito tbm para grandes corporações. Mas o PostGreSQL é bem mais estavel, nao concordo com a declaracao que o mysql foi feito para pequenos negocios, pois eu tenho um cliente muito grande que utiliza o mysql como servidor, o caixa dele bate em R$ 60.000 por dia, tem uma grande movimentacao, e nunca deu problemas, por gentileza, gostaria que me explicasse mais sobre este comentario
Amigo Germano, quando você leu grande é grande mesmo. Pense em 5 ou 10 milhões ao invés dos tal 60 mil que você citou.
Isso sim começa a ficar grande…
Qualquer outro esclarecimento técnico verifique nos links do post.
Abraço!
Utilizei como base de dados o PostgreSQL em um sistema de “callcenter”. Fazendo uma analise no banco de um dos servidores “secundários”, chegamos em uma média 192.000 transações por hora, aproximadamente 54 transações por segundo! Todas essas transações são replicadas para um servidor “central”, o qual recebe, atualmente, dados de 8 servidores “secundários” em tempo real, gerando quase 450 transações por segundo. No ínico com a base pequena, testamos o sistema em uma base MySQL e não percebemos diferença, parecia que o MySQL era até mais rápido. Porém hoje, com o grande volume de dados e o aumento de transações, com o MySQL tivemos uma pequena perda de desempenho, cerca de 15%. Não quero dizer que o MySQL não suporta a solução, mas a partir de um certo momento, o PostgreSQL se mostra mais robusto e promissor para tal necessidade!
Adoro o MySQL e ainda utilizo bastante em aplicações web!
Não defendo nenhum dos dois, mas espero que o post tenha sido esclarecedor!
Marcus, muito bom você ter compartilhado sua experiência conosco.
Você também trabalha no ramo de callcenter? Legal, também sou do ramo.
Forte abraço!
Participei de um projeto no qual o postgresql é usando para gravar ligacoes de uma grande empresa de telefonia fixa do Brasil em nivel nacional.
Sao 30 milhoes de ligacoes por mes no qual o Postgres guarda o metadado da ligacao (quem ligou, quando, quem atendeu, duracao da ligacao, local do arquivo de som com a ligacao gravada e etc).
A base nos 6 primeiros meses ficou com 180Gb e o backup levava 40 minutos. Será retido 1 ano de informacoes.
as consultas eram extremamente rapidas (usamos particionamento) e os inserts nao param o dia todo.
a arquitetura foi postgresql 8.2.6, redhat 5 e storage emc via iscsi. A aplicacao é tomcat e apache com java e php.
A economia com licenca se fosse utilizado Oracle por exemplo foi absurda e o Elefante tá la segurando a onda bonito.