Estava tentando anunciar uma empresa na internet, mais precisamente em portais de minha cidade. Então selecionei os dois mais conhecidos para entrar em contato. Enviei um e-mail solicitando um relatório de visitas, para entender como está o acesso dos dois sites na cidade.
Um ainda não me respondeu, acho que eles não querem novos anunciantes, o outro respondeu, porém com um questionamento muito estranho! Não entendi a necessidade dessa informação, mas enviei.
“Para melhor posicionamento necessitamos de informações relativas a sua empresa ( telefone, endereço e tipo de produto).”
Sei que é muito raro um tipo de solicitação dessa acontecer. Acho que saber a quantidade de visitas que um site tem antes de anunciar é indispensável! Da mesma forma, sabemos que anunciar no JN (Jornal Nacional da Rede Globo) é um dos mais caros devido ao índice do Ibope, é o horário de pico de audiência! Então porque não avaliar as visitas de um site antes de anunciar?
Acho que a melhor forma de você ter novos anunciantes é mostrando seu resultado. Porque “enrolar” para enviar um relatório
de visitas? Isso pode prejudicar seu site? até que ponto?
Vamos ao debate! Você enviaria o relatório ou não? Porquê?
Vai que os caras ficaram com medo de que fosse um concorrente.
Transparência ainda é considerada um segredo de estado.
Acho que não existe problema em divulgar o tamanho da audiência do site. Até porque esconder não traz mais visitantes.
Ou será que algumas pessoas tem a ilusão de que esse mistério sobre o nº de visitantes pode disfarçar a baixa relevância do negócio que mantém?
Pode até ser! Não mostra pois as visitas são baixas. Se mostrar que o número vem crescendo ou pelo menos está tentando crescer. Pode trazer algum benefício.
As visitas são importantes obviamente mas não se esqueça de analisar se os portais possuem alguma ligação com o conteúdo que vc deseja anunciar. Afinal de contas anunciar produtos para mulheres em um site de futebol ou algum esporte bretão não renderá muito…
Mas sem fugir do assunto agora, eles simplesmente pode não querer fornecer o relatório de visitas por questões estratégicas – a concorrência iria adorar saber os detalhes de onde vem as visitas deles e tals. E o outro motivo é simples – o fluxo de visitas deles pode não ser tão bom para justificar o valor que eles cobram pelos anúncios…
Como diabos eu vou saber se o cara vale o que está cobrando pelo espaço, ou se sequer ele vale o esforço de veicular meu anúncio? Regular informações de visitação para anunciantes é coisa de AMADOR, gente que nunca trabalhou com mídia na vida.
Concordo com o que o Cardoso disse, mas mesmo assim ainda acho que os relatórios de visitas deles vão lhe mostrar que o custo não compensa por que a visitação não deve ser tão boa… Isso é comum em portais de cidades “pequenas” (mesmo a sua não sendo tão pequena assim).
PS.: O Orivaldo me fez uma proposta ontem a respeito de recriarmos um site que eu tive, se for interessante pra vc vamos conversar. Eu acho bem válido.
Logo de primeira, não enviaria nada não (considerando que fosse um site bem visitado). Esperaria um contato mais concreto (uma reunião, talvez) para ver se vale a pena repassar tal informação.
Nem é tanto por causa da concorrência, mas você não sai dizendo por aí quanto ganha né? É mais ou menos isso, uma questão de sigilo.
Opa! o PS e a questão da cidade são direcionadas ao Doufer!!!
Cara, existe uma coisa “entranhada” em nosso dia – dia [Brasileiros], desde a decada de 20 que se chama BUROCRACIA…. Isso vai demorar muito para nos deixar…
Fala Mário!
Só agora consegui ler… Conversamos por e-mail.
Abraço!
Cara, antes de mais nada, essa tua fonte é muito pequena! Vou ter que fazer uma folha de estilo alternativa para o Stylish para poder ler os teus comentários (monitor de 17″ em 1280×1024).
Quanto ao fato de os sites não quererem divulgar as estatísticas, deve ser medo de não valerem tanto quanto cobram.
Para resolver esse problema eu proporia pagar por cliques válidos, estaria morta a cobra.