O governo federal lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro, que promete simplificar o processo de avisar operadoras e bancos caso um smartphone seja roubado. O aplicativo já está disponível para download na Google Play Store e na Apple App Store.

A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Como funciona o App?

Após instalar o app, o usuário deve se cadastrar, usando sua conta gov.br. Depois, ele precisa aceitar os termos de uso, que listam as instituições participantes do projeto.

Feito isso, o usuário deve registrar seu aparelho, com dados como marca, modelo, número telefônico, operadora, número de série e número IMEI, entre outros.

O usuário também deve cadastrar pessoas de confiança, que passam a ter acesso aos aparelhos registrados. Caso o celular seja roubado, furtado ou perdido, essas pessoas podem criar a “ocorrência” no lugar da vítima e notificar bancos e operadoras.

Em caso de perda, furto ou roubo, a “ocorrência” deve ser registrada no próprio app Celular Seguro. Ao tocar no botão Registrar Ocorrência, o usuário pode escolher entre os seus aparelhos ou os de pessoas de confiança.

Após escolher o celular que foi perdido ou roubado, é necessário tocar no botão Alerta e preencher alguns dados: data, tipo de situação, hora, estado e cidade.

O sistema gera um número de protocolo. Este número será necessário em atendimentos posteriores nos bancos e operadoras.

Limitações

Apesar de simplificar o processo de avisar bancos e operadoras sobre o roubo, o app Celular Seguro tem algumas limitações.

Primeiramente, ele não bloqueia o celular em si. Isso significa que os criminosos ainda poderão acessar seus dados, se não tomarem outras medidas de segurança.

Segundo, não há garantia de bloqueio imediato. As operadoras falam em até seis horas para receber o pedido e mais um dia útil para bloquear a linha. Já os bancos podem levar até meia hora para bloquear o acesso às contas.

Recomendações

Portanto, ainda é recomendável utilizar outros métodos de segurança para proteger suas informações pessoais em caso de roubo ou furto de celular. Desconectar apps remotamente e usar serviços como o Encontre Meu Dispositivo para bloquear o smartphone são algumas dicas.

Além disso, vale ressaltar que a iniciativa Celular Seguro será expandida e incluirá também outros apps: iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank deverão aderir ao programa em 2024.

Com essas melhorias, o app Celular Seguro poderá se tornar uma ferramenta ainda mais eficaz para proteger os usuários de smartphones.

Obs: O aplicativo será liberado para download nesta terça-feira (19), por meio da Google Play Store e da Apple App Store. Até a publicação desse artigo a plataforma ainda não está operando.

Download

Para fazer download, selecione a loja de acordo com seu ecosistema:

Celular Seguro para iOS ou Celular Seguro para Android

Loading