Neste artigo vou dar algumas dicas de como otimizar o uso do seu feed com a ajuda de alguns plugins, serviços e breves mexidas em código. Se você implementou algumas das dicas fornecidas aqui e se considera um usuário avançado poderá contribuir ainda mais nos comentários. Caso tenha visitado este artigo para ententer, primeiramente, o que é um feed aconselho a leitura do ótimo artigo do Henrique Pereira (Revolução etc) aqui.

Serviços:

Na blogosfera o feedburner domina a maior parte dos usuários que querem manter um feed com mais recursos, ter estatísticas de cliques/usuários e servir o feed em vários sabores (RSS 1.0, 2.0, ATOM…) a gosto do cliente. Você fornece o endereço atual do seu feed, faz o cadastro e configura as opções para colocar o feed a ponto de bala! A partir daí você tem um novo endereço de feed para servir os teus visitantes como ex.: http://feed.feedburner.com/doufer.

Problemas

Um problema quase invisível e que a maioria dos blogs que usam o feedburner enfrentam é a descentralização dos usuários. Sim, parte dos usuários continuam usando o feed antigo do blog e não o novo endereço gerado pelo feedburner.

Solução

Como evitar que isso aconteça? Simples, a maioria dos navegadores de hoje tem opções de assinatura de feeds e eles se guiam por um código específico no head do html e é esse código que você deve alterar colocando o seu novo endereço de feed.
<link href="http://feeds.feedburner.com/doufer" rel="alternate" type="application/rss+xml" title="RSS 2.0" />

Além disso é interessante usar o plugin FeedBurner FeedSmith que automaticamente redireciona o assinante do feed antigo para o novo endereço.

Resultado

Em apenas alguns dias já deu pra notar a diferença de assinantes do novo feed, vaja no gráfico abaixo a diferença brutal de um dia para o outro:

Gráfico de assinantes

A quantidade de visitantes praticamente dobrou, da noite pro dia. Vale a pena.

Gráfico: feedburner


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.