Neste artigo vou dar algumas dicas de como otimizar o uso do seu feed com a ajuda de alguns plugins, serviços e breves mexidas em código. Se você já implementou algumas das dicas fornecidas aqui e se considera um usuário avançado poderá contribuir ainda mais nos comentários. Caso tenha visitado este artigo para ententer, primeiramente, o que é um feed aconselho a leitura do ótimo artigo do Henrique Pereira (Revolução etc) aqui.
Serviços:
Na blogosfera o feedburner domina a maior parte dos usuários que querem manter um feed com mais recursos, ter estatísticas de cliques/usuários e servir o feed em vários sabores (RSS 1.0, 2.0, ATOM…) a gosto do cliente. Você fornece o endereço atual do seu feed, faz o cadastro e configura as opções para colocar o feed a ponto de bala! A partir daí você tem um novo endereço de feed para servir os teus visitantes como ex.: http://feed.feedburner.com/doufer.
Problemas
Um problema quase invisível e que a maioria dos blogs que usam o feedburner enfrentam é a descentralização dos usuários. Sim, parte dos usuários continuam usando o feed antigo do blog e não o novo endereço gerado pelo feedburner.
Solução
Como evitar que isso aconteça? Simples, a maioria dos navegadores de hoje tem opções de assinatura de feeds e eles se guiam por um código específico no head do html e é esse código que você deve alterar colocando o seu novo endereço de feed.
<link href="http://feeds.feedburner.com/doufer" rel="alternate" type="application/rss+xml" title="RSS 2.0" />
Além disso é interessante usar o plugin FeedBurner FeedSmith que automaticamente redireciona o assinante do feed antigo para o novo endereço.
Resultado
Em apenas alguns dias já deu pra notar a diferença de assinantes do novo feed, vaja no gráfico abaixo a diferença brutal de um dia para o outro:
A quantidade de visitantes praticamente dobrou, da noite pro dia. Vale a pena.
Gráfico: feedburner
Eu coloco um Leia mais, tal qual aparece no post original no blog.
Isto pode ser feito editando-se o arquivo feed-rss2.php do wordpress. Logo após a apresentação do post, pode-se colocar a chamada do plugin que apresenta os posts relacionados. No meu caso utilizo o similar_posts.
Cara, estava dando uma olhada no gráfico no final do seu texto, e a razão pela qual seu feed quase duplicou, foi porque o Feedburner alterou a forma com que ele contabiliza os assinantes do Google Reader, veja aqui!. Antes desse ajuste feito no período do carnaval, ele não contabilizava as assinaturas feitas là. Esse aumento neste período aconteceu com todos os usuários do feddburner no mundo inteiro.
O aumento de leitores de feeds é bom porque acaba fidelizando os leitores, mas na teoria diminui o pageview, já que um único feed pode conter x posts. Isso não acaba sendo ruim pois na teoria diminui o número de clicks em propagandas?
Deixar os feeds incompletos para o pessoal visitar o site está totalmente fora de cogitação.
Jonny