Recebi minha unidade do Hidden Radio, projeto que fiz parte como Backer no Kickstarter e desde então tenho usado em casa e em ambientes outdoor. Gostei bastante da qualidade do produto, a espera valeu a pena.

Já havia publicado um artigo em 2008 quando o projeto só existia no papel e na cabeça dos criadores, o Australiano John Van Den Nieuwenhuizen e Vitor Santa Maria, natural do Rio de Janeiro.

Pra quem nunca ouviu falar, trata-se de uma caixa de som com bateria interna recarregável e conexão, bluetooth, line-in e rádio AM/FM. Ideal para usar com celulares e tablets que sempre deixam a desejar em qualidade de som. Porém o maior diferencial desse produto é seu design. E quando dizem que design é mais funcionalidade do que a estética pode citar esse projeto como exemplo.

Essa é a caixa fechada, desligada. Basta girar a tampa para revelar a grade de som 360 que pode chegar a 90 decibéis. 

Gire novamente no sentido contrário para fechar totalmente e desligar a caixa. Porém o ideal é você manter a tampa totalmente aberta e controlar o volume pelo dispositivo conectado, melhora a distribuição do som, que ficaria um pouco abafada se a cápsula estivesse entreaberta. Os controles para selecionar a forma de input de som, line-in e conector usb para carga da bateria ficam na parte inferior da caixa, se é que podemos chama-la de “caixa” de som…

Falando em carga, a bateria no projeto inicial teria a duração de 30 horas, porém durante o desenvolvimento decidiram reduzir para 15h, o que também não é nada mal. Em contra-partida aumentaram o tamanho do alto-falante original melhorando a qualidade de som. O tempo de carga estimado é entre 3-4 horas.

O que vem na caixa?

            

Os acessórios são, manual, cabo line-in do tipo P2 (3,5mm), cabo USB padrão micro para carga da bateria e uma antena para o modo rádio. Também vem uma bolsa para transporte com HIDDEN gravado em relevo, essencial para levar seu gadget pra passear. Além disso uma unidade do Hidden Radio, claro.

Cores

São elas conforme as fotos em sequência: METALLIC SILVER, GRAPHITE BLACK e PURE WHITE EDITION. Consulte no site a disponibilidade de cada uma, Hiddenradiodesign.com.

Preço

Para quem, como eu, apostou no projeto ainda no Kickstarter uma unidade na cor Metallic silver saiu a $119 USD, com frete grátis. Hoje a venda é feita pelo site da empresa e custa em torno de $150 USD + frete. Sem contar que o pode ser taxado pala receita federal em mais de 74% de impostos, dependendo do estado.

Ou seja a brincadeira pode chegar fácil nos R$550,00 sem contar o frete.

Mas é claro que existem outras marcas de caixa sem fio no mercado, em sites de leilão e em anúncios grátis na internet, porém a concepção de design desse projeto é o grande diferencial dentre as outras marcas.