Além de conhecimentos históricos, temos aqui a certeza de que não podemos nos desvencilhar do passado.
A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.
Por que os ingleses usavam esta medida?
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das ferrovias e se utilizavam os mesmos ferramentais das carroças. Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.
E por que tinham esta medida?
Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas…
E por que as medidas das bigas foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!
E finalmente…
O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB – Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.
CONCLUSÃO
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.
MORAL DA HISTÓRIA
Ainda que você trabalhe com alta tecnologia, pode ser que suas diretrizes tenham sido definidas por bundões.
Já se sentiu assim? Não foi o único…
putaquepariu, ótima essa 😉
depois tu fala que o meu post é que foi ótimo.
de onde tu tirou isso? 😛
hehehe
abração!
Cara, não costumo fazer isso mas recebi por e-mail… Mas coloquei mais por ter me identificado com a história.
Abraço! 😎
Hahahahahahaha…
Muito boa!
Abraços!
E eu recebi essa coisa boa por e-mail ao invés de um “informativo” de um “amigo” dizendo que o Orkut vai ser pago bla bla bla…
Gostaria de saber o autor pra colocar aqui.. Mas desde quando piada tem autor… Rsrsrrs 🙂
Ótimo post!! É uma grande verdade para nós que trabalhamos com tecnologia, nem sempre nossas diretrizes são definidas por algém que tem real conhecimento na área… Mas fazer o que, né… Abraços!
Quando é histórico até tem
disculpadesculpa. Mas ter que fazer um site “atrasado” por causa de coisas como o IE7 não tem como…Abraço!