dicas para proteger o android  

Este artigo é uma contribuição da Nextel para o Doufer.

Assim como os computadores, os smartphones estão sujeitos a vírus de pessoas mal intencionadas. Mas você sabe quais os procedimentos que pode tomar para prevenir que não roubem seus dados ou danifiquem o bom funcionamento do seu smartphone?

Pensando nisso montamos uma lista com 3 dicas básicas para ajudar você a proteger seu smartphone de vírus.

1. Bom senso – É a dica básica para evitar qualquer tipo de infecção, seja ela no smartphone ou no computador. Não existem aplicativos, nem programas de computador, que consigam vencer o uso do bom senso:

  • Evite instalar aplicativos de fontes e desenvolvedores duvidosos, dê preferência aos apps para android do Google Play;
  • Não clique em links que você desconfie que sejam falsos, tais como lançamentos imprevistos, promoções com preços fora do comum, links que digam que você é o visitante de número tal e ganhou um prêmio, etc;
  • Crie senhas que sejam difíceis, combinando letras e números, quando possível utilize caracteres especiais. Tudo isso dificulta ainda mais que descubram suas senhas;

2. Antivírus – É o programa básico em todo computador, e o mesmo acontece com os smartphones. Fazer uma varredura simples por semana e uma completa por mês ajuda muito a prevenir a infecção do aparelho. Seguem três exemplos de antivírus para celular:

McAfee AntivirusMcAfee Antivírus & Security

Além de possuir as ferramentas comuns de varredura para localizar códigos maliciosos e suspeitos, o app possui outras ferramentas, como o bloqueio do celular e a possibilidade de apagar os dados do celular remotamente. Também funciona como antispam tanto de sms quanto de chamadas indesejadas.

 

AvastAvast! Mobile Security & Antivírus

Possui uma das melhores avaliações do Google Play entre os aplicativos antivírus. Além de localizar e proteger o smartphone, o app também localiza o smartphone em caso de roubo, possui firewall, gerenciador de programas, medidor de tráfegos e função de bloqueio de SMS e chamadas.

 

AVGAVG Antivírus

Assim como os aplicativos citados anteriormente, o AVG também faz varreduras para buscar códigos maliciosos. Além disso, também possui a função de bloquear SMS e chamadas consideradas spam, e promete melhorar o desempenho do aparelho detectando programas que estão causando travamentos no sistema.

3. Senhas – A regra básica para qualquer tipo de segurança é através do uso de senhas. Procure não utilizar a mesma senha em vários sites. Caso tenha dificuldades para memorizar todas elas, procure utilizar programas que além de armazená-las, criptografem elas, evitando que outras pessoas consigam decifrá-las. Seguem dois exemplos de aplicativos para proteger senhas:

Password SafePassword Safe

Este app, na versão paga, cria um banco de dados no próprio aparelho para armazenar as senhas. Se o usuário optar pela versão free, as senhas ficam armazenadas na Nuvem (DropBox).

 

mSecuremSecure  – Password Manager

O app segue na mesma linha do anterior, seus diferenciais estão no fato de poder ser sincronizado com a sua versão para computador, além de ajudar a elaborar senhas mais complexas. Ele também possui um recurso onde caso alguém tente acessar as senhas salvas, ele apagará todos os dados salvos no aparelho.


Todos os aplicativos citados acima estão disponíveis na Google Play, mas vale reforçar que o bom senso é uma das dicas mais importantes para proteger seu smartphone, além do uso de senhas difíceis, não clicar em links suspeitos e nunca fornecer seus dados pessoais, principalmente quando solicitados por e-mail. No mais é só curtir ao máximo o potencial do seu smartphone Android.

E aí, gostou das dicas? Que tal ajudar a melhorar essa lista de aplicativos para proteger o smartphone indicando quais apps você usa?


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.