Rin

Rin, 21 anos, vendeu 400 mil cópias do seu livro escrito no celular. (Imagem: The New York times )

Os japoneses estão sempre a nossa frente quando o assunto é tecnologia ou cultura nerd. No Brasil parece impossível pensar que alguém poderia escrever um livro a partir de um celular smartphone a não ser que você tenha um modelo com teclado físico como os BlackBerry.

Até os mais adeptos da tecnologia se chocaram quando receberam a notícia de que uma menina do Japão escreveu um livro todo, utilizando somente seu telefone celular, mas parece que o hábito está se transformando em regra.  Os chamados “Romances Móveis” (keitai shousetsu) são fenômeno de vendas na Terra do Sol Nascente e são fontes de pequenas fortunas para a nova geração de escritores independentes. O gênero já possui audiência cativa que, assim como os autores, prefere utilizar seus smartphones para ler a versão digital do livro do que consumir suas versões impressas.

Escrever livros em smartphones, apesar de comum no Japão, é um exemplo meio extremo aqui no ocidente.  Por aqui  a esfera nerd é mais voltada aos games, filmes, gadgets e afins. Mas para não deixar os momentos de inspiração passarem em branco um grupo, cada vez maior, vêm atualizando seus blogs e afins via smartphones.  Pensando neste mercado, as empresas de desenvolvimento de apps têm apresentado cada vez mais opções para blogueiros.

O HubPages é uma comunidade de usuários da internet que criaram páginas temáticas. As páginas são focadas em um tema ou tópico e os usuários podem fazer o upload de vídeos, imagens, mapas e links. É basicamente um aplicativo para quem cria websites possui ícones de simples uso o que permite ao usuário se concentrar somente em sua área, sem precisar saber muito de informática.  Por enquanto este aplicativo só está disponível em inglês.

Além de aplicativos editores de páginas como o HubPages, um bom hardware também é essencial para quem pretende bloggar do seu smartphone. Hardwares mais robustos evoluíram e agora focam cada vez mais um tipo específico de usuário. Nem todos os bloggers são aficionados por imagens pesadas atrapalhando o tempo de carregamento da página, tem aqueles que gostam mesmo é de se expressar pelos caminhos poéticos da palavra escrita. Seja você um escritor de política econômica ou de receitas culinárias um bom modelo tem que trazer um processador potentes e um bom teclado, como o BlackBerry e seu premiado teclado QWERTY. Além disso, este modelo conta com uma boa câmera, navegador rápido e um processador dual-core. Uma boa opção para quem escreve muito em pouco tempo.


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.