Nos dias de hoje qualquer pessoa pode ser um fotógrafo. As câmeras integradas nos celulares conduziram a um crescente interesse pela fotografia; estas câmeras são ótimas para captar momentos de descontração quando se sai com amigos, mas se procura dedicar-se mais à fotografia, vale a pena adquirir uma câmera de qualidade superior. Se está pronto para evoluir da câmera de três megapíxeis do seu celular para algo um pouco maior, deve ter em conta algumas características antes de adquirir a sua primeira DSLR, apresento cinco dicas para ajudá-lo a fazera escolha certa.

Preço

Uma câmera DSLR de boa qualidade não será barata, e como tal o preço é um fator importante a ter em conta. As DSLR podem variar drasticamente de preço, desde os modelos básicos até às câmeras profissionais que são mais caras. É preciso também não esquecer que terá de considerar também outros custos, como a seleção de lentes, baterias, cartões de memória, filtros, além de uma mochila para transportar a sua câmera. A melhor coisa a fazer é definir o orçamento que quer gastar na sua DSLR de modo a garantir que fica com algum montante disponível para adquirir outros acessórios.

Que tipo de fotografias pretende tirar?

O tipo de fotografia que pretende tirar com a DSLR irá determinar o tipo de câmera que deve comprar. Se gosta de fotografar paisagens, então um bom chip CCD dar-lhe-á a possibilidade de fotografar com maior resolução e detalhes. Se porém planeia usar a DSLR para fotografar os momentos especiais dos eventos familiares, então é essencial uma função de focagem automática para garantir que não acaba com as fotografias tremidas e desfocadas.

Qual equipamento que já tem?

Para reduzir os custos, convém escolher uma câmera que seja compatível com o equipamento que já tem. Nem todas as lentes irão servir (verifique se têm uma baioneta ou um sistema de montagem que se adaptem à sua câmera), mas se as suas lentes antigas servirem na câmera nova, pode poupar uma pequena fortuna.

Para que a DLSR dure mais tempo

Tal como qualquer outro tipo de tecnologia, as câmeras continuam a evoluir a um ritmo alucinante. Apesar de a frase feita “o importante não é o quão boa é a câmera mas o quão eficiente é a pessoa que a segura” continuar a ser uma verdade, à medida que as suas capacidades e ambições evoluem pode começar a pensar que um simples “apontar e tirar” não é o suficiente para alcançar os resultados que procura. Apesar de as câmeras de manuseamento mais simples poderem parecer mais atrativas devido ao seu baixo custo, vale a pena gastar um pouco mais para comprar uma câmera com mais recursos e ir assim evoluindo juntamente com a capacidade da câmera.

Recursos técnicos

Quantos megapíxeis quer? Que tipo de resolução tem a câmera? Qual o tamanho do sensor? Quanto tempo dura a bateria da câmera? Estas são questões técnicas mais complexas que deve de ter em consideração antes de comprar uma DSLR. Resolução mais elevada, maior sensor e mais megapíxeis irão proporcionar fotografias com melhor qualidade e, se pretende ampliar as fotografias, estes recursos irão garantir que mantém a qualidade da imagem. Porém, estas são características que aumentam o custo da sua câmera e nesse caso o melhor é pesquisar bastante sobre os recursos técnicos da câmera antes de a comprar.

O mais importante a reter é divertir-se quando utilizar uma DSLR! Explorar o mundo da fotografia é um hobby viciante e uma câmera de boa qualidade poderá proporcionar-lhe as memórias de uma vida inteira para guardar e relembrar sempre que quiser.

 

Pesquise preços de Câmeras DSLR na internet.