Cientistas dizem que, para ter uma boa noite de sono, os usuários deveriam desligar seus laptops e iPads pelo menos duas horas antes de ir para a cama.

Cientistas americanos descobriram recentemente que o cérebro humano e seus padrões de sono ficam confusos após utilizarmos aparelhos que emitem luzes fortes. Aparelhos eletrônicos, como os laptops, enganam nossa mente fazendo-a acreditar que ainda é dia, nos privando de sono e aumentando o risco de insônia.

Especialistas do sono dizem que nosso relógio biológico começa a desacelerar entre 21h e 22h, mas o uso de computadores o confundem. O cérebro de uma pessoa está biologicamente programado para ficar acordado quando está claro pois, a luz forte após a escuridão faz o cérebro parar de produzir o hormônio que nos dá sono, a melatonina.

Pesquisadores dizem que a luz azul de aparelhos como iPads, que tem se tornado uma popular ferramenta para a leitura após o lançamento de sua nova versão, é particularmente perturbadora durante a noite quando o cérebro acredita que deveria estar escuro. Os olhos humanos são particularmente sensíveis à luz azul, que é comum durante o dia, mas não à noite.

Especialistas dizem que ler um bom livro é uma maneira muito melhor de descansar o cérebro e garantir uma boa noite de sono, porque a luz de um abajur não afeta o cérebro já que não está direcionada aos olhos de uma pessoa.

Phyllis Zee, professora neurocientista da Northwestern University e diretora do centro dedicado ao estudo do sono da universidade, o “Centre for Sleep & Circadian Biology”, disse à CNN: “Potencialmente, sim, se você está usando (um iPad ou laptop) próximo a hora de ir dormir… a luz pode ser o suficiente para estimular o cérebro e fazê-lo despertar e prorrogar o sono.”

“E o que eu acho mais importante, ela também pode ser suficiente para afetar o seu ritmo circadiano. Ele é o relógio em seu cérebro que determina quando você dorme e quando você acorda.”

Alon Avidan, diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade da Califórnia Los Angeles, acrescentou: “Eu gostaria que as pessoas simplesmente pegassem um livro chato – um livro à moda antiga – e lessem com a luz de um abajur.”

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/technology/news/7731807/Using-laptops-or-iPads-just-before-bed-increases-risk-of-insomnia.html


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