Nessa última sexta-feira a companhia elétrica “Austin Energy” anunciou que a Dell será beneficiada com o maior desconto na conta de energia elétrica jamais oferecido pela companhia. O reajuste, no valor de $122.402, foi concedido após a consolidação de 600 servidores em apenas cerca de 50 máquinas implementado na filial da Dell de “Park Center Drive”.

A Dell economizará mais ou menos 2.5 milhões de kWh de energia por ano com a consolidação de seus servidores – o equivalente à energia usada anualmente por cerca 208 casas de tamanho médio na cidade de Austin no Texas. O valor total estimado que a Dell economizará anualmente é de $150.000.

O reajuste foi aprovado pela prefeitura de Austin na quinta-feira passada.

A “Austin Energy” foi uma das primeiras companhias de energia elétrica fora da Califórnia a oferecer descontos para empresas implementando a virtualização de seus servidores.

A virtualização nada mais é do que um processo que através do compartilhamento de hardware, permite a execução de inúmeros sistemas operacionais em um único equipamento. Um software é usado para dividir a máquina física em múltiplos ambientes virtuais. Cada máquina virtual criada neste processo é um ambiente operacional completo, seguro e totalmente isolado como se fosse um computador independente. Assim, a implementação da virtualização de servidores[bb] permite o uso de menos hardware, facilitando a manutenção dos aparelhos e diminuindo o uso do ar condicionado.

Estudos recentes indicam que o uso de energia elétrica em data centers cresceu em 36% nos Estados Unidos entre 2006 e 2010 e em 56% globalmente. No entanto, esse números ainda são menores do que a energia usada por data centers entre 2000 e 2005. Essa redução pode ser atribuída ao maior foco dado à medidas para melhorar a eficiência energética desses centros, como a implementação da virtualização de servidores e outras tecnologias.

“Austin Energy” oferece aos seus clientes comerciais descontos de até $200.000 para estimular a implementação dessas medidas.

Fonte: http://www.kxan.com/dpp/news/business/dell-changes-will-save-electricity


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.