A Apple adimitiu que um britânico é o verdadeiro criador do iPod. O britânico Kane Kramer, 52 anos, é o cara por trás do iPod que conhecemos hoje.

(Apple iPod) [bb]

Ele criou o primeiro tocador de música primitivo com armazenamento em estado-sólido (em um chip) com capacidade inicial de 3,5 minutos de música. Foi o avô do mp3 há quase 30 anos atrás, quando ele tinha 23 anos, mas até hoje não viu um tostão da sua invenção.

Kane também foi pioneiro na idéia de fazer download de música e vídeos (dados) pela linha telefônica em 1979, ou seja também é o “quase-pai” da “internet” de linha discada.

Será que Kane tem um mp3 player? Em entrevista ao site guardiam.co.uk ele responde:

Não. Eu gosto do iPod, mas me parece um pouco injusto ter que comprar um. Posso te mostrar meus desenhos de 1979-82 e lá está um iPod – mesmo tamanho, formato. É como se fosse meu.

Na época Kane precisava de 60 mil libras para renovar a patente em 120 países mas não conseguiu, com isso toda sua tecnologia se tornou propriedade pública.

Existe uma semelhança entre Kane Kramer e Steve Jobs: ambos foram precoces ao largar os estudos, Kane parou aos 15, Jobs não chegou a se graduar na faculdade. São duas mentes brilhantes a principal diferença hoje é que Steve Jobs acumula uma fortuna de cerca de US$ 4,9 bilhões. E Kane? Kane teve que vender a casa e morar de aluguel com suas 3 crianças e esposa. Contraste?

Via: guardian e dailymail


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.