Estive analisando a quantidade de hotlinks que estão sendo feitos com imagens do blog e cheguei a conclusão que a coisa está ficando fora de controle. Eu até achava graça mas agora a brinacadeira se tornou mais complexa de se jogar. Além de ser chato editar os posts com a imagem original e ficar fazendo upload das novas imagens (bizarras) via ftp com a falta de tempo atual, amigo, não rola.

Desde sexta-feira estava arriscando algumas soluções, até solução pronta como a do meu cpanel mas descobri que ela não funciona nada bem quando se trata de wordpress. Até mesmo a edição do .htaccess proposta pelo nerdown não funciona bem em todos os servidores, vai depender da configuração de cada um.

O problema não é bem o WordPress, na verdade ele é a solução mais fácil e indolor pois com a gama de plugins existentes não seria possível não existir um com essa solução. Bingo! O Hotlink Protection Plugin for WordPress faz o serviço sem frescura e sem complicação e não bloqueia as imagens para os agregadores de feed. Em sua configuração padrão ele exibe a imagem abaixo mas é possível alterar.

Agora pense um pouco, já que você vai gastar banda com uma imagem para combater o hotlink que tal se aproveitar dando o troco aos incautos e de quebra ganhar algum tráfego dos curiosos? Ta aí uma boa idéia:

Agora todos os palhaços que usaram qualquer imagem dos meus artigos farão propaganda gratuita por um bom tempo, até descobrirem que a imagem foi alterada. E pra quem acha que isso é um absurdo, falta de educação, e que eu deveria perdir educadamente pra que o webmaster retire o hotlink eu respondo que até fui educado em algumas situações mas não tenho a obrigação de manter uma imagem no meu servidor se ela não me serve mais (por ser muito hotlinkada) visto que eu pago pelo meu serviço de hospedagem e tenho uma cota mensal de banda a respeitar.

O campeão de hotlnk foi o espertinho desse link: http://tinyurl.com/2hmvlc com 17137 hits, só em outubro. Não vou nem mostrar outros bogs do domínio blogspot, abaixo uma lista com outros sites devidamente linkados com o advento do tinyurl.com.

Extra: A brincadeira rolou até em anúncio do Mercado Livre: http://tinyurl.com/2zjnbx (final do anúncio)

Em um próximo post explico como detectar hotlink em seu site, de várias maneiras.


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.