O INPE (Instituno Nacional de Pesquisas Espaciais) comprou um super computador do consórcio NEC/SUN. A máquina de cluster com 1100 processadores! Loucura!!!!! Isso vai nos custar US$ 2,4 milhões!!!!!! O INPE irá receber a verba “motivacional” do ministério de Ciência e deve chegar ao Brasil em março deste ano.

Obs.: Eles compram um super computador com 1100 processadores e não deixam os cheques do Google Adsense entrar no brasil para o pessoal comprar um Notebook (Claro!) com 1 processadorzinho!!! É brincadeira né!

A super máquina será instalada no Centro de Pesquisas de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. O mais interessante é que não tem software para rodar, o softwares que rodem na nova arquitetura da máquina serão desenvolvidos por 10 engenheiros. Atualmente o super computador do INPE é um NEC SX-6 com 96 processadores! (Só isso? Acho que esse me serve! ou “server”?).

Especificações: 275 nós (não sei o que é isso!) com 2 processadores duais AMD Opteron 64-bits. Tem pico de 5,7 teraflops (5,7 trilhões de operações aritiméticas com número decimal por segundo) de processamento, 62 Tb (Terabytes) de disco.

Fonte: Info Online

Uma dúvida! Como pode ter 1100 processadores? São 275 nós com 2 processadores! 275*2=550! Não seriam 1100 núcleos? Ou seja 550 processadores duais! Que não são 1100 processadores!


Você é novo por aqui? Assine o feed dos posts. Obrigado!
Você pode deixar um comentário, ou enviar um trackback do seu site.