O que é a teoria da relatividade?

Einstein

Você lembra das suas aulas de Química? Também, não ai adiantar nada já que a teoria da relatividade se encaixa na Física. E levando em conta que você adorava Educação Física e achava desnecessário dar atenção a duas matérias com o mesmo nome, você jogava futebol em uma e dormia/matava a outra, sem nenhum remorso. É por isso que hoje você fica curioso quando vê um anúncio indagando “o que é a teoria da relatividade?”

A teoria da relatividade, desenvolvida no início do século XX, que, originalmente, pretendia explicar certas anomalias no conceito do movimento relativo, mas, em sua evolução, converteu-se em uma das teorias básicas mais importantes das ciências físicas. Desenvolvida fundamentalmente por Albert Einstein, foi a base para que os físicos demonstrassem, posteriormente, a unidade essencial da matéria e da energia, do espaço e do tempo, e a equivalência entre as forças de gravitação e os efeitos da aceleração de um sistema.

Albert Einstein

Um ano depois enuncia a Teoria Geral da Relatividade, que apresenta uma nova visão dos fenômenos gravitacionais. Em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física. Com a chegada de Hitler ao poder, é obrigado a fugir do país. Vai para os EUA e ganha cidadania norte-americana em 1940. Suas teorias permitem a construção da primeira bomba atômica . Após as explosões no Japão, no final da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), defende a fiscalização do uso da energia atômica e luta pelo pacifismo. Diante dos avanços de outros cientistas, acredita que sua teoria está errada por pressupor que o Universo é estático. Nos anos 80, pesquisadores provam que as teorias da relatividade são compatíveis com o modelo de Universo em expansão.

Imagem: Flickr, fonte: www.unificado.com.br e www.lucalm.hpg.ig.com.br.

Veja mais curiosidades do Google antes que ele volte com a programação normal.